Pré-lançamento do sistema de recomendação de músicas do Palco Principal

Actualização (7/04/2010) – Lançamos o sistema de recomendações para todos os ouvintes.

Vamos lançar, na próxima Terça-feira, dia 30 de Março, a primeira versão do nosso sistema de recomendação de músicas.

Numa primeira fase só 50% dos ouvintes irão ter acesso aos blocos de recomendações.  O objectivo é medir o impacto que estes novos blocos terão na evolução (negativa ou positiva) da algumas métricas: pageviews, taxa de abandono, tempo no site, entre outras.

As sugestões são feitas com base em modelos de data mining, construídos periodicamente a partir de dados resultantes da actividade dos ouvintes.

Em particular o sistema percebe quais as preferências de um determinado ouvinte sabendo quais as músicas que ele incluiu na sua playlist. A partir dessas músicas o sistema vai procurar músicas semelhantes a essa, e são essas músicas que vão ser recomendadas. Duas músicas são semelhantes se se os conjuntos de ouvintes que preferem uma e outra forem parecidos. Ou seja, uma música é recomendada a um ouvinte se for da preferência de ouvintes com gostos semelhantes. [FAQS]

O sistema de recomendação foi desenvolvido no âmbito do projecto Palco3.0, um projecto de I&D em co-promoção (INESC Porto (através das Unidades USIC e UTM e dos grupos LIAAD e CRACS do INESC Porto Laboratório Associado) e as Faculdades de Engenharia, Ciências e Economia da Universidade do Porto), co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *